1º: MDF é resistente à água – MITO

O MDF não é imune a ação da agua, apenas possui maior resistência. As fibras da madeira absorvem a umidade, provocando inchaço, além de favorecer o surgimento de fungos, que acabam por degradar a peça. Isso pode acontecer em qualquer tipo de chapa, tanto em MDF, aglomerado ou compensado.

Os moveis que estão sujeitos a ficar em contanto a entrar em contato com agua eventualmente, como no caso de moveis de cozinha e banheiro, devem ter revestimento adequado em todas as faces e bordas da peça. Com a proteção feita de forma correta o móvel será preservado.

2º: Chapas aglomeradas são imunes a cupim – MITO

Outra ideia equivoca muito difundida é a de que os painéis de madeira reconstituída são resistentes ao ataque de cupim.

Nenhum tratamento contra cupim é dado ao MDF, à madeira aglomerada ou chapa de fibra. Acontece que os painéis são prensados em alta temperatura, exterminando todos os insetos existente, garantindo que cheguem para revenda livres de cupim, mas isso não garante que não ocorra contaminação a partir daí.

3º: MDF é mais resistente que aglomerados – MITO

Muitos acreditam que o MDF é mais resistente que outros tipos de painéis e que, quanto maior a sua espessura, maior a resistência.  Talvez essa ideia tenha surgido do fato do MDF ser mais compactado que o aglomerado.

Mas a resistência de uma peça não depende somente do material utilizado, outros fatores interferem, como: o projeto do móvel, a execução e a ferragem usada.

Fonte: Guia do Marceneiro